Onde encontrar

Blog

Fique ligado nas novidades da Bem Bolado

O Brasil de Glauco nas sedas Bem Bolado

O Brasil de Glauco nas sedas Bem Bolado


A genialidade e o humor ácido do cartunista Glauco Villas Boas são celebrados pelas sedas Pop Bem Bolado

Por Bem Bolado Brasil

Glauco Villas Boas foi certamente um dos mais ácidos, influentes e bem-humorados chargistas que o Brasil conheceu. Glauco publicou suas tiras e charges na Folha de São Paulo por 30 anos, a partir de 1977 (diariamente, desde 1984). A galeria de personagens inesquecíveis criados pelo cartunista inclui Geradão, Dona Marta, Casal Neuras, Doy George e tantos outros que faziam que a página de quadrinhos da Folha fosse uma das primeiras a serem lidas todas as manhãs.

Tragicamente, em 2007, Glauco, líder de um centro de estudos do Santo Daime, foi assassinado por um frequentador com problemas mentais. Mas sua afiada verve para criticar quase que sociologicamente o cotidiano verde-e- amarelo produziu tiras que, apesar de criadas originalmente sob contextos bem diferentes do de hoje, mantêm-se espantosamente atuais.

O cartunista que ajudou a transformar a página de quadrinhos da Folha de São Paulo num painel do país preciso e bem-humorado tem sido orgulhosamente homenageado pela Bem Bolado Brasil. Celebrar Glauco Villas Boas com uma linha de papéis para fumar foi a maneira que a Bem Bolado Brasil “bolou”, em 2017, para lembrar ou apresentar o trabalho de Glauco ao seu público. Muita gente tem (re)descoberto a genialidade das crônicas desenhadas por Glauco por meio das sedas Pop. “Glauco soube criticar com inteligência e ironia questões sociais polêmicas, como sexo e drogas”, diz Thiago Ale, sócio-diretor da Bem Bolado e fã assumido de Glauco.

No ano passado, a coleção das sedas Pop Linha Glauco Limitada veio com cinco tiras de personagens “glauconianos” que marcaram época, entre eles Doy Jorge & Bagulhão, Ozetês e Cacique Jaraguá, com cada um dos desenhos estampado na primeira folha (de proteção) dos livretos. E em 2018? Aguarde novidades nos próximos meses! A genialidade e o humor ácido de Glauco retornam com força total!