Tatuagens chapadas e suas histórias

de Kami Jacoub em September 05, 2022

De onde veio a tatuagem?

É impossível definir uma localização exata para seu início, os desenhos corporais fazem parte da história! Pra você ter uma idéia: o "Homem de Gelo", Ötzi, que viveu há cerca de 5 mil anos, trazia algumas insígnias em seu peito e registros de modificações corporais são encontrados em civilizações de todo o mundo. 

Desde que o mundo é mundo, a tatuagem é usada como forma de expressão e adorno. O termo “Tattoo”, ou “Tattow”, tem origem nas ilhas da polinésia tribal e a palavra pode ter derivado do som que a madeira faz ao pressionar as agulhas no momento de marcar a pele. "Tat tat tat" se tornou “tattoo”.

Os instrumentos tribais usados para tatuar nesse período eram produzidos em madeira e suas agulhas muitas vezes eram feitas com ossos de peixes ou pássaros. Os pigmentos de origem orgânica, como vegetais, fuligem e cinzas, eram usados para produzir a tinta.

Foto:https://n-mcity.ru/pt/razvitie-rebenka/tatuirovka-v-stile-maori-tatu-maori-i-ih-znachenie/

Foto:https://n-mcity.ru/pt/razvitie-rebenka/tatuirovka-v-stile-maori-tatu-maori-i-ih-znachenie/

Código Social Tribal: Ritualidade Ancestral 
Dos rituais de iniciação, pinturas de guerra, aos rituais de magia tribal, surgiram algumas modificações corporais. A escarificação, por exemplo, era muito comum na África, assim como as pinturas corporais estão presentes em diversas etnias indígenas brasileiras. Para muitas dessas culturas acredita-se que alguns símbolos quando marcados na pele podem curar doenças, melhorar a saúde ou iniciar um processo de transformação/inserção no meio social.

Na história antiga, a Tattoo foi usada como demarcador social; seus símbolos e significados se modificam em cada era, podendo designar classe social, gênero, estado civil ou até mesmo a relação com o crime organizado. Quase sempre ter tatuagem no mundo moderno foi sinônimo de pertencimento a grupos marginalizados e excluídos.

Gangs & Sistema Prisional 
E de onde vem esse preconceito? A tatuagem já passou por diversos status sociais, às vezes sendo usada como adorno, outras como forma de demarcar e punir, como é o caso do período Edo no japão, onde os delitos eram marcados na testa dos infratores.

Essa prática de tatuar os prisioneiros também era comum na China, e mesmo hoje dentro das prisões, a tatuagem ainda é utilizada como forma de comunicação, seja para descrever os crimes cometidos ou o pertencimento a um grupo criminoso. Muitos significados ficam em segredos, sendo compartilhados só com quem faz parte da facção, e rendem muito estudo e pesquisa para decifrá-los.

Da Rússia ao Japão, é comum que cada grupo da máfia desenvolva seus próprios estilos. A Yakuza, por exemplo, é mundialmente conhecida por suas tatuagens, ou “Irezumi”, que tomam grande parte do corpo e narram a história de cada integrante usando símbolos da mitologia japonesa, e são artes que demoram décadas para serem finalizadas. Em estudo feito pelo Dr. Masaichi Fukushi, ficou comprovado que a pele de quem tinha se tatuado recentemente desenvolvia menos chance de contrair sífilis. 

Tatuagem no Brasil 
A tatuagem por aqui sempre fez parte do grupo de pessoas marginais: piratas, presidiários, prostitutas, pessoas escravizadas e marinheiros. Inclusive foi muito por conta deles, com suas viagens e intercâmbios culturais que a tattoo foi se espalhando pelo mundo. Por isso é tão comum vermos desenhos considerados clássicos com temática marítima como: as sereias, baleias, estrelas náuticas e o punhal. 

Foto: Divulgação – Editora Veneta / BBC News Brasil

A tattoo moderna começa por aqui com a figura de "Lucky", um dinamarquês meio marinheiro que rodou o mundo aprendendo sobre tattoo. Ele fixou morada em Santos-SP na década de 60 e se tornou um dos precursores das máquinas elétricas no Brasil. Hoje esse é um mercado que movimenta milhões por aqui e as técnicas e tecnologias estão cada dia mais avançadas e nós somos reconhecidos internacionalmente tendo grandes nomes em diversos estilos! 

Tatuagens e Cannabis
A maconha sempre teve vez na história da tatuagem! É super comum encontrarmos desenhos associados à cultura canábica por aí. Essa tendência teve início na década de 60 com o movimento hippie e foi nesse período que muitas folhinhas e florzinhas de ganja começaram a aparecer.

Ao longo das últimas décadas pessoas de todo o Brasil escolheram essa temática para desenvolver suas tatuagens e a gente sabe que a criatividade da Bem Bolado influencia em várias tattoos incríveis.

Foto: Tatuagem do nosso seguidor  @rogerio.caramujo

E aí, bora riscar uma tatuagem Bem Bolada? Criamos um flash irado pra você se inspirar e ter como wallpaper no seu celular. Cola nas nossas redes sociais pra conferir e fique por dentro de todos os assuntos.

Referências:

 

DE VOLTA AO TOPO

✔️ Produto adicionado com sucesso.