Skin Care Chapada: Bem Bolado na pele?

de Bruna Santos em September 01, 2023

Texto de @efeitokami

No mundo frenético de hoje, o autocuidado é mais do que uma tendência, é um momento Bem Bolado em meio a correria. O famoso "skin-care", que na tradução livre engloba todos os cuidados com a pele, tem ganhado destaque e cada vez mais adeptos, mas a grande novidade do setor têm sido os produtos à base de canabinoides, terpenos e óleos da nossa plantinha.

O universo dos cosméticos tem olhado cada vez mais para a maconha como um componente diferenciado, mas onde será que a verdinha pode revolucionar no mercado da beleza e beneficiar quem busca o tratamento alternativo para doenças de pele?

Cannabis e cura, uma história milenar

A ganja tem propriedades analgésicas, regenerativas e cicatrizantes da pele já conhecidas há centenas de anos. Existem indícios de que os hindus utilizavam unguentos de maconha para lidar com doenças dermatológicas sérias, como a lepra e a psoríase, e no Kemetic (Egito) foi constatado que bálsamos com a erva sagrada eram utilizados para tratamentos de feridas. Para além disso, suas propriedades têm sido estudadas para promover anti-envelhecimento, relaxamento e hidratação, tornando a cannabis uma grande aposta do mercado cosmético atual.

Conforme as crises ambientais se multiplicam, a busca por recursos biocompatíveis ganha relevância. O "Green Beauty" e os fitocosméticos, produtos baseados em plantas, emergem como um símbolo dessa nova estética consciente. Eles oferecem uma alternativa sustentável, moldando um futuro em que beleza e preservação caminham de mãos dadas.

Nesse cenário de autocuidado e consciência ecológica, a cannabis revela suas propriedades cosmetológicas que vão além da ativação do sistema endocanabinóide, podendo ter ação antimicrobiana, antioxidante, prevenindo o envelhecimento, seus mais de 700 compostos podem auxiliar em diversos tratamentos da pele e do couro cabeludo.

Para além da estética, um caso bem emblemático da história da maconha, deu nome a uma conhecida extração que até hoje é utilizada por associações e pacientes: o "RSO", óleo que leva o nome de Rick Simpson, paciente medicinal conhecido por conseguir se curar de um câncer de pele usando a receita da extração desenvolvida por ele e que até hoje salva muita gente em tratamento.

Rick criou uma receita de óleo 100% extraído da flor da maconha com quantidades iguais de CBD e THC "Full Spectrum". O uso contínuo fez as células cancerígenas sumirem, além de trazer inúmeros outros benefícios para suas outras questões de saúde.

Hoje em dia óleos com proporções semelhantes podem ser usados para tratar psoríase e diferentes tipos de câncer.

Hemp Seed Oil

O óleo de Hemp é retirado do interior oleoso das sementes de maconha, normalmente é prensado a frio e tem sido considerado um dos óleos com mais baixo índice comedogênico que existem. Isso significa dizer que sua textura oleosa não interfere na produção sebácea da nossa pele, na verdade, ele tem se destacado como um óleo ideal para tratamento de acne, por ajudar na desobstrução dos poros, na oxigenação da pele e, além diminuir a vermelhidão e inflamações causadas pelas espinhas. Sua ingestão ajuda a aliviar dores corporais e é considerado um superalimento e pode ser usado dentro e fora do organismo.

O Bem Bolado pode ajudar muita gente que está em tratamento de doenças de pele, suas propriedades múltiplas têm aberto espaço para um novo mercado que mescla bem-estar, tratamento e autocuidado, queremos sentir na pele o crescimento desse setor e conhecer cada vez mais propriedades incríveis da nossa plantinha!

E você, já usou algum produto cosmético à base de Maconha?

Referências

https://www.thenationalnews.com/lifestyle/wellbeing/skincare-miracle-why-hempseed-is-set-to-become-the-ingredient-your-skin-can-t-do-without-1.851892  

https://glamour.globo.com/beleza/pele/noticia/2018/09/maconha-e-beleza-os-beneficios-dos-produtos-com-cannabis-na-rotina-de-skincare.ghtml 

https://www.cannabisesaude.com.br/quem-e-rick-simpson-e-por-que-a-extracao-que-leva-seu-nome-e-tao-famosa/ 

https://www.youtube.com/watch?v=0X9F2w8yR1Q 

https://revistamedicinaintegrativa.com/medicina-chinesa-cannabis-e-sistema-endocanabinoide/ 

DE VOLTA AO TOPO

✔️ Produto adicionado com sucesso.