ARTE ou PROTESTO?

de Kami Jacoub em August 02, 2022

Arte Protesto

Do Brasil pras ruas do mundo! O PIXO é um dos temas da nossa campanha de Weed Wear

O P1X0 é um movimento? 

O Pixo é uma arte 100% brasileira, fruto de uma sociedade que segrega e pune. No pixo artistas soltam a voz e fazem sua denúncia, referenciam seus irmãos, trocam recados e convites. Pixar é a livre expressão daqueles que foram silenciados.

Ainda muito marginalizado na nossa sociedade, por se tratar de uma forma de expressão que vem da favela e nasce de dentro dos movimentos de contracultura e antifascismo. No pixo encontramos as palavras rasgadas e expostas nos muros, janelas em quase todas grandes cidades. Esse é um movimento POLÍTICO!

de São Paulo para o Mundo

De São Paulo pro Mundo 
Existem diversos registros históricos de pichações ao redor do mundo, escrever nas paredes sempre foi uma forma de expressão silenciosa e impactante. No Brasil, o picho ficou mais popular em um período sombrio de repreensão e proibicionismo: A DITADURA, seguindo a onda das revoluções do maio de 68, O PICHO (aqui ainda escrito na versão com CH) fala sobre todas as palavras e frases que vemos pelas cidades, sejam elas de frases políticas, recados anônimos ou marcos territoriais. 

 

O Pixo com X nasceu entre anos 70/80 em becos e ruas de São Paulo os códigos são pensados para ser uma linha direta: de PIXO pra PIXO, os símbolos se tornam a linguagem dessa comunidade que cresce a cada dia e ganham cada vez mais destaque na mídia. Hoje o pixo sai das margens para ocupar outros espaços: está até mesmo em galerias de arte e exposições mundo afora.

Mulheres do Pixo 
As mulheres também fazem a cena e descem a letra, com dedo na lata e força na cena elas vem derrubando o machismo e o sexismo, e fazem de suas escritas um grito de revolução.
Tem quem pense que PIXO é coisa só de mano, mas as mina mandam MUITO!

Se liga: conheça a história e arte da Irene (@eneri.psm), pixadora paulistana que participou da campanha da Weed Wear.



Quer saber mais sobre esse assunto?

João Wainer é jornalista, fotógrafo e cineasta. Colou com a gente e foi diretor da campanha audiovisual Bole Sua Moda da Bem Bolado Weed Wear.

Confere o documentário dele: PIXO e aprenda ainda mais sobre esse universo.

Disponível no youtube.
João Wainer

Referências:

https://www.instagram.com/pixoart_sp/ 

https://esquerdadiario.com.br/spip.php?page=gacetilla-articulo&id_article=12522 

http://www.observatorioculturaecidade.ufscar.br/acervo/resenhas/pichacao-x-pixacao/ 

 Autor do Conteúdo: Kami Jacoub

DE VOLTA AO TOPO

✔️ Produto adicionado com sucesso.